O que é Fisioterapia

Fisioterapia

Pessoas afetadas por lesões, doenças e deficiências têm se beneficiado muito e levado vidas normais graças aos exercícios e movimentos, à terapia manual ou por aparelhos, à educação e ao aconselhamento que receberam de um fisioterapeuta. A prática fisioterápica vem ajudando pessoas de todas as idades a manterem sua saúde, a controlarem a dor e prevenirem doenças.
A Fisioterapia é uma área da saúde dedicada a trabalhar com as pessoas para identificar e maximizar a sua capacidade de movimentação e atuarem bem ao longo da sua vida útil.
A Fisioterapia está fundamentada nas Ciências do Movimento e visa melhorar ou restaurar a função de vários sistemas do corpo. Está comprometida com a saúde, estilo de vida funcional e qualidade de vida. Sua abordagem holística incorpora uma ampla gama de intervenções e recursos terapêuticos físicos e fisiológicos, ampliando e consolidando técnicas como o Pilates, a RPG, a Osteopatia, a Acupuntura, dentre outras.

Não pare. Sofra agora e viva o resto de sua vida como um campeão.
~Muhammad Ali~

 

A Sessão de Fisioterapia

Fisioterapia
A primeira sessão inclui um diagnóstico geral feito pelo fisioterapeuta, onde será avaliada a natureza e a extensão dos problemas do paciente. O paciente pode ser convidado para caminhar e realizar alguns exercícios para que o fisioterapeuta identifique os problemas e elabore um plano de tratamento adequado. Durante a primeira sessão, o fisioterapeuta também fará perguntas relacionadas com a saúde geral do paciente, a fim de identificar quaisquer condições pré-existentes, bem como detalhes de algum tipo de alergia ou fobias que podem alterar os métodos de tratamento disponíveis.
Dependendo da natureza da condição do paciente, a sessão pode incluir a terapia de massagens, alongamento e exercício, bem como o uso de tecnologia tais como os lasers e os ultra-sons. Sessões de hidroterapia e eletroterapia também podem ser incluídas no curso do tratamento.
O fisioterapeuta geralmente vai sugerir uma série de exercícios adequados para serem realizados em casa, a fim de acelerar o processo de recuperação. Ele também pode oferecer conselhos práticos sobre a dieta de um paciente e sobre estilo de vida saudável.

 

 

Os Benefícios da Fisioterapia

Fisioterapia

Tendo uma forte base científica, a Fisioterapia aborda a pessoa como um todo - isso inclui tanto a saúde e o bem-estar, quanto o estilo de vida geral do paciente.
No centro de tudo está o envolvimento do paciente com o seu próprio tratamento, através da educação, conscientização, capacitação e participação em seu tratamento.
Você pode se beneficiar de Fisioterapia, a qualquer momento de sua vida. A Fisioterapia ajuda com dor nas costas ou com as lesões súbitas, gerenciando condições médicas de longo prazo, tais como a asma, e na preparação para o parto e demais eventos cirúrgicos ou desportivos. Melhoras significativas são observadas numa série de condições associadas com diferentes sistemas do corpo, tais como:
> Neurológico (acidente vascular cerebral, esclerose múltipla, doença de Parkinson)
> Esquelético (transtorno de dor nas costas, whiplash associados, lesões esportivas, artrite)
> Cardiovascular (doença cardíaca crônica, reabilitação após ataque cardíaco)
> Respiratório (asma, doença pulmonar obstrutiva crónica, fibrose cística).

 

INVISTA EM SUA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA