O que é Osteopatia

Saiba mais sobre a Osteopatia no Youtube.

Não fazemos ideia de como o nosso corpo se esforça a cada segundo para se sustentar e se manter em ordem para a nossa existência. Cada parte dele interaje com as demais e, muitas vezes, fica impraticável manter-se tudo em equilíbrio. Então uma série de dores e desconfortos surgem como um sinal de alerta. Parece um milagre quando chegamos a este ponto de alerta, às vezes de alerta máximo, e um osteopata nos coloca em determinada posição e faz um movimento que o corpo responde com um "estalo" que se traduz em alívio imediato. A Osteopatia ou Medicina Osteopática é uma abordagem de saúde desenvolvida por Andrew Taylor Still a partir de um sistema de diagnóstico e tratamento, onde se dá especial atenção à estrutura e aos problemas mecânicos do corpo. Baseia-se no conhecimento de que os ossos, músculos, articulações e o tecido conjuntivo desempenham um papel central na manutenção da saúde. Concentra a sua prática nestes tecidos corporais, buscando a liberação da energia retida nos músculos, conforme afirma Still:

Encontre a lesão, corrija-a e deixe o corpo curar-se.
~Andrew Taylor Still~

 

A Sessão de Osteopatia

Osteopatia
Nas sessões de Osteopatia, o osteopata fará um diagnóstico das condições da estrutura corporal da pessoa, onde poderá identificar desordens de origem mecânica nos elementos anatômicos. Identificadas as categorias das desordens, ele determinará uma posição precisa para seu corpo receber uma técnica manual capaz de mobilizar a energia estagnada, recuperando a mobilidade e conforto postural perdidos - a sensação de alívio é imediata.
As sessões duram em média 50 minutos. A participação ativa do paciente é muito pequena, não lhe sendo exigido qualquer tipo de esforço excessivo - isto lhe permite relaxar muito durante a sessão. A Osteopatia pode ser usada tanto corretivamente quanto preventivamente com excelentes resultados.

 

 

Os Benefícios da Osteopatia

Pilates

Através do tratamento e enfoque adequados, a Osteopatia pode melhorar a qualidade de vida de quase todas as pessoas, sendo efetiva nos problemas musculares e esqueléticos. É especialmente eficaz nas dores da coluna vertebral, e em problemas periféricos como entorces, tendinites e dores nas articulações. Sua abrangência também permite tratar problemas vicerais com bons resultados em problemas digestivos tanto leves como crônicos, enxaquecas, dores de cabeça e enjôos, solução para lesões traumáticas, alterações posturais e DTM.

Saiba mais sobre Osteopatia: Escola de Osteopatia de Madrid

 

Osteopatia e Quiropraxia

A Quiropraxia é uma técnica de mobilização da coluna vertebral mais popular que a Osteopatia. Ambos tratamentos apresentam resultados muito eficientes dentro de seu campo de atuação. Porém a Osteoptia vai além da Quiropraxia porque envolve manipulações vicerais, cranianas, dos sistemas nervoso, linfático e sanguíneo.

Ao Osteopata é obrigatório que já tenha uma formação em Fisioterapia ou Medicina, o que dá um total de mais de 9 anos de formação acadêmica, ao passo que o Quiroprata tem uma formação acadêmica de 5 anos em média.

Muitos clientes que chegam ao nosso espaço procurando por um tratamento de Quiropraxia ficam maravilhados com a Osteopatia e seus resultados.

 

INVISTA EM SUA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA